Curso “doma gentil de equídeos”, uma parceria da Prefeitura e SENAR, entra na reta final

Está ocorrendo durante esta semana, de 06 a 10 de maio, o I Curso de Doma Racional de Equídeos promovido pela parceria entre a Prefeitura de Nova Europa e o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Nesta quinta-feira (09), os dez cavaleiros e uma amazona inscritos foram orientados quanto às técnicas dos flexionamentos lateral e central (nuca), além da primeira montada sobre o potro. “A domesticação dos animais para sua utilização no campo, no esporte, na equoterapia e nas atividades diárias são os principais objetivos do curso”, disse Altemar Venâncio, instrutor do curso gratuito e inédito em Nova Europa. “Ele aconteceu por sete anos consecutivos em Araraquara e Nova Europa está tendo a honra de trazê-lo para cá neste ano”, argumenta Doraci Gonçalves Júnior, médico veterinário, secretário municipal de infraestrutura urbana de Nova Europa e criador de cavalos. “A doma racional é um método desenvolvido para evitar que o animal seja tratado com brutalidade, o que pode gerar traumas irreversíveis, e criar confiança entre homem e animal”, explica o doutor Doraci Gonçalves Júnior. Para Elisete da Silva, criadora de pôneis, “O Altemar tem mostrado o quanto um animal pode render quando tratado com carinho na hora que precisamos dele”. Paulista de Avanganhava, Altemar Venâncio é instrutor de equídeos há 20 anos e seguidor de várias técnicas desenvolvidas pelo norte-americano Marvin Earl Roberts, internacionalmente conhecido por Monty Roberts.

As técnicas de Monty Roberts

Depois de muitos anos aplicando e demonstrando seu método, denominado de Equus, nos Estados Unidos, foi convidado a dar palestras e demonstrações na Inglaterra, por ninguém menos que a própria Rainha Elizabeth II, outra amante de equinos, que tomou conhecimento do método gentil e não violento por um amigo inglês que havia conhecido o Sr. Roberts em uma viagem à Califórnia.

Equus atingiu um estágio tão produtivo que permite a Monty Roberts e os aplicadores de seu método compreender vícios, manias e problemas psicológicos porventura apresentados pelos cavalos. Em vista disso, Sr. Roberts já foi chamado para identificar e tratar cavalos psicologica e emocionalmente problemáticos tanto na América quanto na Europa. E seus tratamentos surtem efeitos eficazes que ratificam a eficácia de seu trabalho. Assim como melhora a interação dos proprietários e tratadores com seus animais e a qualidade de vida destes, no exercício de suas funções.

Equus tem como princípio empreender a comunicação entre o humano e o animal. E já demonstrou resultados também com outras espécies, como corças e outros grandes mamíferos corredores da América.

Monty Roberts tem divulgado seu método Equus por todo o mundo, recebendo caravanas e grupos de amantes do cavalo em sua fazenda na Califórnia, e repassando seus conhecimentos com o fim de melhorar a interação entre o homem e o cavalo, sem o uso de violência.

Grupo de cavaleiros integrantes do curso de doma gentil de equídeos.

Aulas desta quinta-feira (09): flexionamento lateral e central (nuca), e primeira montada no potro.